Plastimodelismo.org

Mais que Plastimodelismo. Plastimodelismo.org
Hoje é Qui Set 09, 2010 2:05 am

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Informações Importantes. Ao entrar em nossas páginas, por gentileza consulte com frequencia nossos avisos pois lá estarão sempre informações importantes sobre nossa comunidade e outros assuntos relevantes para o bom funcionamento do fórum. Mantenha-se informado das alterações e aprimoramentos de nossas regras. Leia as regras de nossa comunidade clicando aqui. Caso você não concorde com qualquer uma de nossas regras, por gentileza, não registre-se. Desta forma, recomendamos que caso você apenas tenha interesse em manter-se informado sobre plastimodelismo no Brasil, utilize nossa rede social do FaceBook seguindo este link.
Skype  Utilizamos o Skype como nossa ferramenta para mensagens instantâneas. Temos reuniões com frequência. Informe-se neste tópico.
4Shared  Nosso servidor para compartilhamento de arquivos é o 4Shared. Informe-se neste tópico.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 12 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Melhorando o detalhamento de miniaturas die-cast
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 3:01 pm 
Conta Rebite
Conta Rebite

Data de registro: Seg Jan 18, 2010 2:48 pm
Nome: Frederico Victor
Gente, fiquei meio em dúvida onde postar isso.
Mexendo no Camaro, vi que eu precisava melhorar minha precisão com pincéis 000 e 00. Como fazer isso? Treinando. Então resolvi unit o útil ao agradável e comecei a treinar nas minhas miniaturas Hot Wheels. Eu adoro carros e isso não é novidade, mas de uns tempos para cá, eu as olhada e elas possuíam o detestável aspecto de brinquedo em alguns casos...Coisas que com o tempo, a gente começa a achar imperdoável.
Pois isso, munido de minhas doideiras, de um pincel 00 e um 426, além de tintas, solventes e vernizes, resolvi mandar bala...
Eis alguns resultados:

Camaro Z28 1977:
Imagem
Antes..
Imagem
Imagem
Depois: foi feita máscara e as lanternas traseiras, piscas dianteirosm entradas de ar e faróis. As entradas de ar laterais não puderam ser devidamente detalhadas.

Ferrari 288 GTO
Imagem
Antes: só vieram uns emblemas e uma pintura feia das lanternas traseiras. O pára-choque fronta era na cor da carroceria... :maluco:
Imagem
Depois: foram feitos os frisos, colunas A, entradas de ar, grades do motor com wash, faróis auxiliares, piscas, fechadura, piscas laterais e lanternas

Mustang 1965 Fastback
Imagem
Imagem
Antes: sem nada além da pintura
Imagem
Imagem
Imagem

Depois: faróis, piscas, lanternas e luzes de ré feitas. Wash na grade superior (e nas barbatanas da coluna C), confecção dos cabos que prendem o capô(já que é um carro de competição...e pintura das ponteiras de escape.

Após fazer uns 10 carros, mais ou menos, vi a montagem do A7D Corsair e adorei o efeito das tintas Clear da Easy Colors. Penso seriamente em fazer uns testes com algo semelhante, que é o verniz vitral da Acrilex, a fim de que os faróis e lanternas tomem aspecto vítreo, em vez de "sólido brilhante"...
Pior que, vendo o resultado das fotos, achei algumas falhas que, à olho nu, não aparecem...Vamos aos retoques... Assim que eu testar novas combinações e tintas, vou postando. Aos coordenadores, sintam-se à vontade para trocar o tópico de área, caso não achem que seja pertinente a esta.
Sugestões e críticas são sempre bem vindas.
Abraços a todos.

Na oficina:
    Camaro Z28 1993/1997-Revell 1:24
    Supermarine Spitfire Mk.IX-Airfix 1:72

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico: Re: Melhorando o detalhamento de miniaturas die-cast
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 7:48 pm 
Coordenador
Coordenador

Data de registro: Dom Mai 04, 2008 10:42 am
Nome: Arnaldo José Etrusco Pereira Júnior
Endereço SKYPE: etrusco731
Ficou bom! Me amarrei nos detalhes do Mustang, como o cabo do capô!

Biblioteca Virtual: http://www.4shared.com/dir/14557982/946fc2cd/Aviao_Militar_Moderna_-_Jatos.html
Consulado de Brasília: http://sites.google.com/a/plastimodelismo.org/brasilia

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 12:09 am 
Conta Rebite
Conta Rebite

Puxa vida, mestre! Obrigado pelos elogios...comprei uns vernizes vitrais coloridos da acrilex e vou testá-los...Se gostar, faço em outros carros e refaço as luzes desses...O carro que está me dando mais prazer em mexer é na Ferrari 250GTO e o que eu mais gostei, foi a Ferrari 288 GTO. Mas se achou legal esse mini scratch do Mustang, imagino que vá gostar do santo-antônio que fiz no Austin Healey...
Cenas dos próximos capítulos...

Na oficina:

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 7:59 pm 
Coordenador
Coordenador

Esperando... :-)

Biblioteca Virtual: http://www.4shared.com/dir/14557982/946fc2cd/Aviao_Militar_Moderna_-_Jatos.html

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Sex Jul 23, 2010 12:38 am 
Conta Rebite
Conta Rebite

Bom, Etrusco, vou dar uma atualizada rápida aqui.
Eis o Austin Healey. Não sei bem o ano dele, mas procurei muitas fotos dele emm competições, daí veio o santantônio de arame(com primer Muralcolor, Preto Fosto e verniz fosco Acrilex aplicados com pincel). NO capô, tentei fazer um wash nas saídas de ar do motor e na grade. Pintei uma capa preta nos faróis, mas deixei os piscas livres e dei um retoque no emblema sobre o capô.
NA traseira, Só as lâmpadas, trinco do porta-malas e as dobradiças dele foram pintadas, bem como o escapamento...
Não pintei a armação do pára-brisas, pois não cheguei a uma combinação de cor que se aproximasse bem da da carroceria.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Em breve começarei a testar os vernizes vitrais coloridos...A vítima, se ficar bom na pet, será um Mercury '51 Low-rider preto fosco....

Na oficina:

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Sex Jul 23, 2010 7:35 am 
Modelista Top
Modelista Top

Data de registro: Qui Nov 05, 2009 8:58 pm
Nome: Sérgio Rocha
Ficaram show de bola muito legal mesmo, também gostei do cabo do Mustang :primeiro: :primeiro:

Sobre o tom para a armação, tá parecendo Gun metal da tamiya :seinao: igual ao das esteiras que pintei.

Imagem

Se for, vi uma tabela de conversão para acrilex que você consegue essa cor misturando preto com prata.

Abs!!

Tiger-I Conluído:
Código:
http://www.plastimodelismo.org/bbs/viewtopic.php?f=6&t=2932

Imagem

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Sex Jul 23, 2010 8:24 pm 
Coordenador
Coordenador

Meu sobrinho que se cuide. Os "carrinhos" dele vão começar a "desaparecer" do meu quintal! :-)

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Sáb Jul 24, 2010 12:54 pm 
Conta Rebite
Conta Rebite

Pior que a Hotwheels e a MAtchbox têm feito veículos interessantes, bem detalhados e sem cara de brinquedos, como os de antigamente...Um outro colega modelista e eu sempre tentamos descobrir as melhores novidades antes... A gente fala que, se alguém vir crianças voando pelas vidraças das lojas, de brinquedos, que não é pra se preocupar, que é só um processo de "competição"...rs

Etrusco, se fosse você, eu pegaria e não devolveria, pois depois esses carros não iam sobreviver nas mãos do seu sobrinho...rs

Na oficina:

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Sáb Jul 24, 2010 5:06 pm 
Coordenador
Coordenador

Cara, o pior é que não tive remorço! Tô com uns 10!!!!!!!! Depois das reformas, ele nem vai reconhecer!!!!!!

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Seg Jul 26, 2010 9:08 am 
Modelista Top
Modelista Top

Data de registro: Qui Nov 05, 2009 8:58 pm
Nome: Sérgio Rocha
ES1 escreveu:
Pior que a Hotwheels e a MAtchbox têm feito veículos interessantes, bem detalhados e sem cara de brinquedos, como os de antigamente...Um outro colega modelista e eu sempre tentamos descobrir as melhores novidades antes... A gente fala que, se alguém vir crianças voando pelas vidraças das lojas, de brinquedos, que não é pra se preocupar, que é só um processo de "competição"...rs

Etrusco, se fosse você, eu pegaria e não devolveria, pois depois esses carros não iam sobreviver nas mãos do seu sobrinho...rs

Etrusco escreveu:
Cara, o pior é que não tive remorço! Tô com uns 10!!!!!!!! Depois das reformas, ele nem vai reconhecer!!!!!!

... e eu achei que já tivesse visto de tudo :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:

Abs!!

Tiger-I Conluído:
Código:
http://www.plastimodelismo.org/bbs/viewtopic.php?f=6&t=2932

Imagem

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Seg Jul 26, 2010 1:02 pm 
Conta Rebite
Conta Rebite

Poxa, posta aqui no fórum!
Hoje comecei a fazer os testes com os vitrais numa peça para analisar os resultados...A única coisa que aperreia é o cheiro (tem que usar máscara) embora não seja lá tão forte.
Bom, inicialmente, peguei uma peça que simulasse com alguma exatidão, a superfície dos carros, que, em geral é bem lisa, devido ao verniz e ao polimento. Para isso, catei a perna de uma estante reconfigurável que está em desuso, pois o plástico é muito bem acabado e liso.

Imagem
Por via das dúvidas, ainda passei um pano para deixá-lo limpo e mais liso ainda...

Imagem
Fiz umas divisórias, a fim de analisar os 3 tons que adquiri e confrontá-los com os resultados obtidos com as tintas originais

Imagem
Na vista acima, a peça pintada, de acordo com as especificações escritas nela

Imagem
Por fim, os resultados.

Pelo o que vi, é CLARO, que os vernizes vitrais vão dar um aspecto superior e mais realístico. É patente também que com uma passada prévia de prata, os resultados são melhores, que o uso puro e simples deles sobre a base da mural color(que é meio translúcida, ou transparente, dependendo da diluição).
É notável também, que o primer não agarrou bem na superfície, mesmo com o verniz quase seco (dá pra ver a caca no último resultado da direita). Em compensação, ele agarrou melhor na superfície, sendo aplicado diretamente...
Por fim, lendo as inscrições no rótulo, uma coisa me intrigou: "Não é resistente à lavagens sucessivas. Não é resistente a intempéries e ao tempo". Será que ele não resiste à ação do tempo metereológico, ou ao tempo cronológico? Parece que terei de usar "um verniz pro verniz"... :hilario:
Já as cores sólidas, claro, não serão aposentadas...Apenas vão sofrer um "desvio de função"...
Etrusco, posta os 10 aqui, pra eu ver!
Abraços!
Próximos da lista:
Mercury '50("So Nice")
Pontiac Firebird("Pro Stock" e "IROC")

Na oficina:

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Qui Jul 29, 2010 12:05 am 
Conta Rebite
Conta Rebite

Bom, agora, o Mercury '51:
Imagem

Imagem

Imagem

Modificações:faróis, lanternas traseiras, wash nas saídas de ar laterais e na grade principal e coluna B na cor do carro.

Pontiac Firebird 1977:
Imagem

Imagem

Modificações: lanternas traseiras, wash na grade frontal e piscas laterais.

Na oficina:

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 12 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas